Pesquisar neste blog

11 de outubro de 2016

Quem já não se sentiu desanimado alguma vez na vida?



Desanimar é algo totalmente normal e pode-se dizer que nos sentimos assim de forma quase constante. Mas, desanimar é algo muito diferente do que ser pessimista.
O pessimismo nos afeta de uma maneira importante e pode chegar a complicar verdadeiramente a vida. O pior é que, muitas vezes, não somos conscientes disso até que seja tarde demais. Além disso, o pessimismo é algo que, uma vez enraizado e dentro de nós, é difícil de eliminar.
De uma situação normal a uma tóxica
A verdade é que do desânimo ao pessimismo só é preciso dar um passo. O que acontece então? Por que aparece o pessimismo? O pessimismo sempre vai surgir se prolongar este estado de desânimo no qual nos encontramos.
Desanimar não é ruim. É algo pelo qual todos passamos alguma vez e que pode nos ajudar a reunir forças para enfrentarmos o que está nos esperando muito mais preparados.
O problema é que sair deste estado de desânimo, às vezes, é algo difícil. Seja porque as circunstâncias da vida não estão sendo fáceis ou porque se consegue ver a luz de esperança em meio a tanta escuridão. A única verdade é que acabaremos sob as garras do pessimismo.
Podemos pensar que isso não é algo tão grave mas na verdade é que este comportamento muda muitas coisas em nós, como já mencionamos antes. Você quer saber quais?
Muda a Visão
O pessimismo muda a sua visão em relação à vida e tudo que o rodeia. De repente, você vê tudo escuro, e tem a impressão de estar se convertendo em alguém muito pessimista. Este círculo vicioso faz com que você não consiga encontrar a porta para sair dali.

Quando você está perdido no pessimismo, não consegue ver nenhuma oportunidade, ter nenhuma nova experiência. A verdade é que, nestes momentos, você perde muitas oportunidades que batem à sua porta. Tudo isso tem um motivo muito claro: o medo.
Muda a sua maneira de escutar
Quando você estiver neste estado, tudo o que você ouvir será exagerado por seus ouvidos. Basta que alguém diga algo negativo ou que respondam mal para que você exagere o que aconteceu de tal forma que provoque uma grande sensação de mal-estar.
As frases que surgem na sua cabeça nestes momentos são: “Ninguém me valoriza”, “Cedo ou tarde isso ia acontecer mesmo,” “Ninguém me ajuda”, “O mundo está contra mim”. Estas palavras nos desanimam ainda mais e irão nos manter presos neste estado de pessimismo em que já estamos.
Muda a sua maneira de falar
Assim como começamos a escutar coisas negativas e também modificamos a nossa visão em relação às coisas, a nossa forma de falar vai se transformar em algo muito diferente do que era antes.
Nestes momentos, sairão da sua boca apenas palavras tristes, cheias de dor e que reflitam o sentimento de pessimismo absoluto com o qual você está convivendo.
A solução? Forçar a saída de palavras positivas pois nem tudo é escuridão: o que acontece é que você está com os olhos fechados. Abra-os!
Afeta as suas relações pessoais
Todo este pessimismo afeta as relações pessoais, pois talvez você já não queira sair tanto ou contagie seus companheiros com o pessimismo em que está envolvida ou envolvido.
Isso provocará um afastamento que somará uma solidão. O melhor é tentar falar sobre o seu problema com as suas amizades, tentar se divertir e sobretudo, não se afastar de todos. Seus amigos e familiares serão os seus melhores aliados contra o pessimismo.
Coloca o seu futuro em perigo
Desanimar, ser pessimista e não ter esperança faz com que nos vejamos paralisados. Não somos capazes de enfrentar a vida, deixamos escapar oportunidades e desperdiçamos tudo aquilo em que poderíamos dar mais de nós mesmos, sentimento de incompetência.
Sem vontade de nada e nada nos atrai. Ver como todo o êxito se escapa das suas mãos ainda faz com que você se sinta ainda pior. Esforce-se para sair dessa. Lute! E, sobretudo, peça apoio àquelas pessoas mais próximas, que irão ajudá-lo a ver o mundo de uma maneira mais positiva.
Certamente isso já ocorreu com todos nós em algum momento de nossas vidas, mas o importante é lutar para sair desta situação. Se mantivermos neste estado durante muito tempo, nos tornaremos pessoas tóxicas, perderemos oportunidades, amigos, nos transformaremos em pessoas apáticas e ranzinzas.
Aprenda a falar com aquela pessoa amiga que Você tenha confiança sobre os seus problemas, aliviar o peso que você carrega nas suas costas. Procure ajuda profissional de um Psicanalista por exemplo. A sua visão é única e, neste momento, não é a mais correta. Permita que os demais ajudem a abrir os seus olhos. Lute contra esta escuridão que consome seus dias.
Procure ajuda profissional, estar num momento assim não é sinal de fraqueza mas se conservar nesse momento é muito prejudicial a saúde podendo ocasionar doenças psicossomáticas sérias à graves.
-------
Gostou dessa materia? Quer ver mais disso no Blog? Deseja mais informações sobre o que se passa com Você e como pode tratar disso? Fale com Marcelo M. Psicanalista (11) 985222560 ou mmagoga@live.com - Atendimentos em Santo André, SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Terei prazer em ouvir Você e solucionar alguma dúvida. Agradeço sua reflexão! Contatos e-mail: mmagoga@live.com ou Celular: 11 985 222 560.