Pesquisar neste blog

14 de outubro de 2016

Os Beneficios de Aprender Novo Idioma

Ás vezes me perguntam se há benefícios psíquicos quando se aprende um novo idioma, existem vários sim, mas antigamente era comum acreditar que aprender duas línguas criava confusão na mente. Entretanto, uma visão mais aprofundada mostra que existem diversas vantagens em estudar um segundo idioma. Vários estudos comprovam que um segundo idioma pode beneficiar o cérebro de diversas maneiras, confira algumas delas:

AUMENTO NA MEMÓRIA  Estudos publicados em 2013 mostram que bebês criados em ambiente bilíngue têm memória de trabalho mais forte do que a das crianças familiarizadas com apenas um idioma. Isso representa melhor desempenho em cálculo mental, leitura e outras habilidades.

AFASTAMENTO DO RISCO DE DEMÊNCIA  De acordo com um estudo conduzido em 2012, o bilinguismo atrasa a doença de Alzheimer em até cinco anos nas pessoas mais suscetíveis.

CRESCIMENTO DO CÉREBRO  Como resultado de uma aprendizagem bem-sucedida os centros de língua do cérebro costumam crescer (nível neural, exemplo de resultados de uma pesquisa aqui), de acordo com pesquisa publicada em 2012. Por isso, quanto mais você aprende mais as áreas vitais do seu cérebro se desenvolvem.

AUMENTO NA CAPACIDADE DE ATENÇÃO  Pessoas bilíngues apresentam maior controle sobre sua atenção, além de serem mais capazes de eliminar distrações.

DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE ESCUTA  Como aumenta a capacidade de atenção há uma positiva consequência também na habilidade de escutar pois o cérebro precisa trabalhar mais para distinguir diferentes tipos de sons e suas sutilezas em dois ou mais idiomas.

CAPACIDADE DE DUPLICAÇÃO ATIVADA  O aumento das funções cognitivas, como o aumento de atenção e capacidade de multitarefas, se apresenta em pessoas bilíngues por conta da capacidade de manter duas línguas ativadas ao mesmo tempo, além da motivação continua de qual delas é mais adequada para o momento, essa mudança confere benefícios mentais.

DESENVOLVIMENTO DE MULTIPLOS PONTOS DE VISTA  Aprender um novo idioma pode mudar literalmente a sua percepção de visão do mundo, estudos apresentam que aprendendo Japonês  que possui termos básicos para azul claro e azul escuro, por exemplo, você pode passar a perceber as cores de uma maneira diferente.

DESENVOLVIMENTO DA SUA PRIMEIRA LINGUA  Há uma evidente na compreensão da sua língua mãe quando a atenção é aumentada por conta do entendimento das regras abstratas e estruturas do idioma estrangeiro que se aprende.

Aprender outros idiomas além de enriquecer culturalmente faz bem para a saúde mental, além de exercitar o cérebro irá enriquecer sua vida social pois poderá fazer novos amigos.

--------


Sugestões, informações sobre Terapias, Psicanalise, Terapia de Regressão, ReiKi entre outras WhatsApp: 985 222 560. Realizo atendimentos em Santo André e Domiciliares na Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Terei prazer em ouvir Você e solucionar alguma dúvida. Agradeço sua reflexão! Contatos e-mail: mmagoga@live.com ou Celular: 11 985 222 560.