Pesquisar neste blog

26 de outubro de 2016

Dicas Sobre Terapia


Veja algumas dicas para dar os primeiros passos e enfrentar a Terapia como uma atividade benéfica, complementa um outro texto que escrevi aqui  ou aqui anteriormente:

Terapia não é remédio

A Psicanalise criada e desenvolvida pelo Dr. Sigmund Freud, no início do Século 20, é baseada na conversação, na associação livre, assemelha-se a uma conversa comum mas só que não. Em muitos casos o Paciente vai a Terapia com alguma problemática e consegue elaborar e esclarecê-la na “base da conversa”, o Terapeuta vai orientar o Analisando diante das teorias sobre a psique humana de modo que isso possam ser aplicadas no seu cotidiano para melhor elaborar aquela ou aquelas questões trazidas em sessão, fazendo também entender, melhorar e o porquê melhorar.  
Há casos que se faz necessário de remédios alopáticos, químicos, mas depende muito do caso, da questão, por exemplo a depressão dependendo do estágio é tratada com o auxílio de medicamentos prescritos por um psiquiatra para se quebrar algumas questões causados pela patologia.

Não é coisa de louco ou doente mental

A Psicanálise não se direciona somente as pessoas que sofrem de algum mal mental, mas desde questões mais cotidianas como problemas com relações em família ou vida profissional podem assumir um grande peso na sua vida e não parecer mais ter solução, pois ai um Psicanalista pode e vai te ajudar muito a esclarecer e elaborar essas questões que se tornaram complexas demais para Você. É algo extraordinário se submeter ás sessões de Terapia, uma grande viagem interior.

Alguns Profissionais não irão te agradar

Todos somos seres humanos antes mesmo de profissionais, apesar da necessidade de se manter o prumo profissional e o distanciamento para com o Analisando temos manias, modos de agir e de pensar, então nem todos irão te agradar. Se numa primeira visita o profissional não lhe agradar tente novamente e se isso persistir tente outro profissional. É necessário ter empatia com o Terapeuta para que se sinta bem e a conversa flua bem. 

Segredos seguros

A sessão de Terapia é o melhor momento para que Você revele seus segredos e tire suas dúvidas ou apenas falar o que lhe desagrada naquele momento, como um “desabafo”. Não tenha medo ou receio, mesmo as confissões mais secretas e temíveis estarão à salvo. Por mais que aparente um simples bate-papo você está à frente de um profissional, suas conversas estão salvaguardadas também pela legislação brasileira e internacional inclusive, e o profissional não tem intenção maior de que lhe guiar com base em suas confissões.

Cada um no seu quadrado

Muitas vezes ouvimos que um amigo foi a um Psicanalista e continua estressado apesar de estar sendo analisado e por vezes toma algumas medicações que seu caso será assim também.
Somos diferentes, cada um tem um estilo de vida, personalidade distinta e, portanto, um tratamento também diferente. Além disso, os profissionais e métodos também são diversos.
Não tome decisões apenas na experiência alheia, as conversas terapêuticas que Você terá com o profissional são muito intimas e pessoais, são únicas, personificadas e incomparáveis.

Aceitação de ajuda

O primeiro passo é aceitar que Você está indo atrás de ajuda, o fato de estar procurando fazer Terapia não o faz menos que ninguém ou um indicativo de vergonha, é até um motivo para Você se sentir bem com essa atitude e se há alguém que pode lhe ajudar porque recusar?

Sem data

É impossível prever por quanto tempo será necessário frequentar a Terapia. Há questões mais pontuais, podendo o tratamento ser curto com resposta e atitude imediatas. Mas, isso não significa que você precisa parar de fazer Terapia, ela sempre irá lhe ajudar com questões da vida, por isso, não há um prazo certo para frequentá-la ou não. Essa decisão depende muito das suas próprias sensações, intenções e também resultados daquele acompanhamento.

Alerta da consciência

Sentimos incômodos muitas vezes com algo na vida e não sabemos identificar o que é. Sentimento de que algo está fora do lugar ou algo precisa mudar. Insatisfações com questões do nosso corpo e/ou mente. São sinais que você está perdido em si mesmo e de que a melhor opção é procurar a Terapia. O seu próprio corpo está indicando a necessidade de ajuda, não renegue isso.

Desmistifique

Dê o ponta pé inicial e vá à uma sessão, você verá que a terapia não é necessariamente aquela cena em que você está deitado num divã e um velho homem te escuta. Tente algumas opções e veja como se sente melhor, este é um investimento em você mesmo!

É uma grande e maravilhosa viagem repleta de descobertas, a primeira que Você é a pessoa mais importante para si mesmo e que merece toda a atenção para enxergar dentro de si as resoluções de questões que te incomodam.

-------

Informações ou Sugestões para novos artigos, sobre a Terapia, Psicanalise entre outras: Whatsapp 985 222 560  ou  mmagoga@live.com, agradeço sua visita! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Terei prazer em ouvir Você e solucionar alguma dúvida. Agradeço sua reflexão! Contatos e-mail: mmagoga@live.com ou Celular: 11 985 222 560.