Pesquisar neste blog

3 de junho de 2014

Cuidando da Qualidade de Seus Pensamentos

Somos suscetíveis às sugestões, tanto boas como más, estamos mergulhados num mar que é o inconsciente coletivo e nos deixamos muitas vezes influenciar por sentimentos negativos de bilhões de pessoas, sentimentos como raiva, ciúmes, medo, ignorância, ganancia e isto é debilitante. Então se você não vigiar seus pensamentos poderá ter sentimentos destruidores dentro de si que te levam ao sofrimento que tem por causa a psique.

É importante analisar periodicamente a qualidade de seus pensamentos e realizar uma faxina mental, pois nossa mente acumula material, algo similar à memória de um computador que necessita por vezes ser limpa através de programas para livrar de “entulhos”, coisas que não servem mais para nada e são pesos desnecessários, da memória e o mesmo ocorre conosco.

Esse “entulho” mental pode ser além de pensamentos também sentimentos que ficam ruminando em seu interior lhe prejudicando e causando males que são somatizados em seu organismo, tomam forma como doenças de fato e nesse ato de expelir essas dores.

Mas não basta apenas livrar-se dos sentimentos ou pensamentos, mas elaborar positivamente essa atitude, tirar proveito, prover-se de mecanismos que impeçam que os pensamentos negativos corrompam novamente sua memória, que se instalem, antever esses processos ou excluí-los inicialmente, detectando-os e uma boa alternativa é procurar a terapia com um Psicanalista por exemplo.

O pensamento é uma força sutil e dinâmica, se propaga velozmente, instantaneamente e com grande poder, se for uma pessoa equilibrada essa difundirá pensamentos de harmonia que corromperá outras mentes produzindo sentimentos de paz e harmonia, o contrário fará a disseminação de sentimentos de raiva e violência.

Postura Otimista

Ter postura otimista sobre a vida, manter o otimismo diante das dificuldades não significa que tudo vai sempre dar certo ou de seu modo, mas é um antídoto para o desânimo, sentimento capaz de liquidar com ações e iniciativas.

Negatividade

Pode ser difícil, mas não é impossível apagar as emoções negativas que estão sobrecarregando sua mente como a raiva, ressentimentos, inveja e tantos outros que são ruins e tem de ir para a lixeira, sem hesitação, você quem está se contaminando com esse lixo emocional, certas emoções negativas estão diretamente ligadas a doenças psicossomáticas

Mente sã, corpo são!

A saúde corporal inicia-se na mente, todos nossos pensamentos são transmitidos a todas as células de nosso organismo exercendo enorme influência sobre a saúde, em forma de hormônios ou correntes leves elétricas são transmitidas, entre outros meios, também através de nossos nervos, a tristeza, por exemplo, diminui a imunidade, enfraquecendo as células de defesa levando a pessoa a adoecer porque essa atitude diminui a força vital. O bom humor, o sorriso ou a gargalhada envia para o cérebro sinais que tudo está bem ou está sob controle, aumenta a serotonina, o “hormônio da felicidade”, no sistema nervoso, produzindo um estado de bem estar e harmonia, daí o sistema imunológico fica mais forte, ou seja, sorria, confie e ria e celebre a vida, existem experimentos científicos que comprovam que quanto mais sorrir mais se viverá.

Deixe o passado

Para que pensar e viver lamentando as escolhas não feitas e os caminhos não percorridos? O passado passou. Está arrependido de ter cursado direito quando seu grande sonho era engenharia? Matricule-se então para o próximo vestibular na área. Se culpar constantemente por não ter sido mais carinhosa com sua mãe quando ela era viva? Perdoe-se. Rompa com o passado refletindo sobre ele, mas não permanecendo nele.

Pessimismo

O pessimismo marca o pensamento de inúmeras formas, vigie sempre, ou seja, administre as mensagens negativas recebidas em seu mente, rompa essa conexão e apague-as definitivamente, mude de pensamento, tenha atitude, caso esteja fazendo algo, mude, faça outra coisa, desvie a atenção ligando para aquele amigo, cantando uma música ou relembrando algumas situações felizes e bem humoradas que você tenha em sua memória, são atitudes um pouco difíceis no começo, mas não desanime, persista, pois logo estarão no automático.

Você no comando

Há o poder em aí dentro de controlar os pensamentos e não o contrário, ao exercitar a técnica de substituir pensamentos negativos por positivos, sua mente começa a entender que é observada e que Você está no comando, se ajustando as suas ordens.

Ansiedade

Não sofra por antecipação, não gaste energia em situações e conflitos que ainda não aconteceram, o filho nem se formou no ensino fundamental e o pai já está perdendo o sono com a preocupação de não ter como sustentar a mensalidade da faculdade, ele dormirá tranquilo se confiar na capacidade dele em passar no vestibular de uma faculdade pública, com essa atitude vivenciará sofrimento por situações que possivelmente nem acontecerão. Lembre-se o passado passou e o futuro ainda não existe, quem faz o agora é Você, viva o presente.

Vigilância sempre

Não espere resultados imediatos, mude o padrão mental com persistência, disciplina e muita vigilância, isso demanda tempo, muitos não percebem, que passam o dia alimentando pensamentos ruins ou dominados por lembranças amargas que aconteceram há tempos, dê tempo ao tempo, mas sempre vigilante.

Seja Feliz e se Ame muito, aprenda a cada dia a se gostar mais de Você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Terei prazer em ouvir Você e solucionar alguma dúvida. Agradeço sua reflexão! Contatos e-mail: mmagoga@live.com ou Celular: 11 985 222 560.