Pesquisar neste blog

18 de maio de 2010

O que é Hipermnésia?

   
A Hipermnesia é um fenômeno caracterizado pelo aumento da capacidade de  recordação de fatos do passado recente ou remoto, são evocadas com muito mais vivacidade e exatidão, aflorando detalhes que normalmente não há acesso, contribuindo assim para a elaboração e resignificação da questão que a incomoda trazida pela pessoa no consultório. 

Muito confundida com a Terapia de Regressão, por exemplo, se um indivíduo relatar fatos vividos aos seis meses de vida ou quando estava no útero materno isso pode ser hiperminésia, pois não sabia falar nessa época da vida, mas caso venha ocorrer a regressão, então ao contrário, não haverá a fala mas expressões corporais características e outros sons, como o choro.

Pode ocorrer o fenômeno de Hipermnesia em alguns estados orgânicos, como em afecções febris toxi-infecciosas. Nesses casos podem aparecer lembranças da juventude ou da infância ou de fatos que a pessoa nem sequer tinha mais consciência de sua existência.

Um fenômeno curioso é a Hipermnesia que pode ocorrer em estados que precedem a morte ou quando a pessoa se defronta com situações extremamente ameaçadoras à sobrevivência. Na literatura psiquiátrica há algumas referências de casos onde a pessoa se recorda, em poucos instantes, de todos os acontecimentos da vida com absoluta clareza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Terei prazer em ouvir Você e solucionar alguma dúvida. Agradeço sua reflexão! Contatos e-mail: mmagoga@live.com ou Celular: 11 985 222 560.