Pesquisar neste blog

5 de março de 2009

A Felicidade





Uma das dicas é praticar meditação, comprovado cientificamente, controla o estresse, a ansiedade, previne doenças cardiovasculares e neurológicas, auxilia na memória entre outros benefícios, meditação não é uma prática religiosa, embora várias doutrinas aplicam-na, mas pode ser feito por qualquer pessoa e em qualquer momento.

Sempre agradecer pelas conquistas, pequenas ou grandes, pelo que possui materialmente, pelas amizades, por ser gostado, amado, por amar, por ter renda, pelo dinheiro, emprego enfim agradecer sempre pelas coisas que possui, materiais e não-materiais como a família por exemplo, pelos pais, enfim guarde consigo as coisas pelas quais deveria ser grato.

O objetivo é desenvolver a percepção otimista da existência, ter uma visão otimista de seu universo, seu mundo.

Dos anos 80, a geração nascida a partir de então, parece mais determinada em ser pessoalmente feliz, em seu íntimo, isto muito mais que apenas bem sucedida pelos padrões socioeconômicos de seus pais.

Estão revendo conceitos e impondo padrões flexíveis com mais enfâse na realização pessoal do que riqueza, menos horas no trabalho, menos sacrifícios familiares, ou seja, um crescimento íntimo, na essência. Isso não quer dizer que são pessoas anticapitalistas ou egocêntricas, está crescendo o desapego e criando uma essência melhor, identificam seus verdadeiros potências e investem em carreiras que lhe tragam mais gratificação pessoal, ser feliz é um fim em si mesmo e isso deve ser perseguido tenazmente.

E no mundo empresarial, quais as consequências disso tudo? Pessoas felizes produzem mais e melhor, isso contribui para o sucesso da empresa, é uma máxima que sempre foi verdadeira e hoje tem se tornado prioridade.

Vamos as dicas que complementei com a minha visão:

1. Dê-se mais permissão para ser humano. Ao aceitarmos nossas emoções – como medo, tristeza e ansiedade – como naturais e são!, fica mais fácil superá-las. Rejeitar nossas emoções, positivas ou negativas, leva a frustração e infelicidade, ou seja, viva a vida em sua plenitude.

2. A Felicidade encontra-se na intersecção entre o prazer e a relevância, seja no trabalho ou em casa, o objetivo é envolver-se em atividades que tenham significado pessoal e que sejam prazerosas, quando isso não for possível, assegure-se de obter alguma felicidade pessoal ao longo semana, em momentos que forneçam prazer e relevância, tire para Você alguns momentos do expediente ou nos horários de folga, permita-se fazer algo de prazeroso ou encontre prazer naquilo que faz, no expediente, na pausa para o café, evite conversas desnecessárias ou comentários negativos ou depreciativos, curta o momento, o café, a paisagem.

3. Tenha em mente que a Felicidade depende, sobretudo, do nosso estado de espírito, não do nosso status ou da conta bancária, exceto por circunstâncias extremas, nosso nível de bem-estar é determinado por aquilo em que escolhemos nos focar (a parte cheia ou vazia do copo) e pela nossa interpretação de eventos externos. Por exemplo, nós vemos as nossas falhas como catástrofes ou as tomamos oportunidades de aprender? Aprenda com os erros, não espere a sorte, invista em Você sempre.

4. Em geral, tentamos espremer mais e mais atividades em tempo cada vez menor, quantidade influencia qualidade, e nós comprometidos com nossa Felicidade tentando fazer demais. Então SIMPLIFIQUE!
5. Lembre da conexão entre mente e corpo, o que fazemos – ou não fazemos – com o nosso corpo age em nossa mente, exercícios regulares, sono adequado e hábitos de alimentação saudáveis conduzem à saúde física e mental, procure ter higiene mental, leia livros que te agregam conhecimento, faça um curso de língua estrangeira que possa contribuir para seu currículo profissional mas que Você tenha empatia por ela ou faça algo de expressão corporal que tenha filosofia como artes marciais.

6. Expresse gratidão sempre que possível, frequentemente não damos o devido valor às coisas que nos rodeiam, aprenda a apreciar e saborear as coisas maravilhosas da vida. Agradeça por tudo que possui e vai poder possuir, agradeça por estar vivo, pela sua família enfim exercite diariamente a gratidão.

São pequenas dicas mas que considero valiosas, podem não mudar sua vida mas podem ser o início para tal feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Terei prazer em ouvir Você e solucionar alguma dúvida. Agradeço sua reflexão! Contatos e-mail: mmagoga@live.com ou Celular: 11 985 222 560.