Pesquisar neste blog

11 de junho de 2008

O Aperto de Mão


Um simples gesto que marca o início de uma relação social. Eu li algo na Revista Você S/A sobre o assunto e achei interessante comentar um pouco aqui.
O artigo traz dicas de como deve ser um aperto de mão: firme e seguro, sem ser bruto, não estender demais o braço, procurar ser elegante, coordenar os gestos com olhar firme e palavras de boas vindas.
No ambiente corporativo é algo muito importante pois é daí que se iniciam socialização, fechamento de contratos, início de projetos e outras rotinas empresariais, mas esse gesto é muito importante na vida como um todo. Uma consultora de imagem, Ilana Berenholc observou certa vez um encontro entre jovens empresários e outros executivos, mais experientes, de grandes corporações, que os jovens curvavam-se para apertar as mãos dos mais experientes e estes por sua vez não saiam de seus eixos, mostrando assim literalmente que quem detém o poder não se curva, essa é uma observação muito interessante.

Mas quando nasceu esse gesto?

Existem registros disso no Egito antigo, que quando a mão estendida significava "doar", acreditavam que os faraós ganhavam poder quando as divindades lhe estendiam as mãos e mais tarde tornou-se um gesto de demonstração que a pessoa estava desarmada.
Interessante que hoje podemos transmitir segurança ou não nesse gesto simples, com isso gerar impressões positivas ou negativas, nos primeiros cinco segundos.
Sempre procure olhar nos olhos do interlocutor que cumprimenta, seja firme no gesto, evite tapinhas nas costas ou inclinar a cabeça e se alguém que pode quebrar o "protocolo", com beijinhos e abraços, esse alguém é o cliente ou a pessoa com patente mais alta, ou ainda anfitrião.

Mais uma dica, seja Você sempre em qualquer ocasião pois, uma personagem Você não consegue sustentar durante muito tempo, quando apertar a mão num cumprimento transmita sua confiança em si e sinceridade, assim como no abraço, quando abraçar, abrace de verdade, sem meio termo, com isso com certeza terá causado uma ótima impressão nos primeiros segundos que são cruciais.

Um comentário:

  1. Um gesto tão corriqueiro,que fazemos tão automáticamente mas que tem grande significado!!!Vou prestar muito mais atenção!

    ResponderExcluir

Terei prazer em ouvir Você e solucionar alguma dúvida. Agradeço sua reflexão! Contatos e-mail: mmagoga@live.com ou Celular: 11 985 222 560.