29 de maio de 2015

Mude Sua Vida

Todos gostaríamos de fazer alterações positivas nas nossas vidas, criar e manter hábitos que mudariam, para melhor, o nosso cotidiano. Inicie por aquele hábito que se sinta mais confortável em cultivá-lo, mas antes seguem algumas dicas importantes sobre como desenvolver e manter esses novos hábitos:
  • Concentre-se em um desafio a cada 30 dias e implemente-o, eleja-o, crie um clima harmonioso para aplicá-lo e sempre saboreando-o
  • Escreva esse habito, quais as motivações que ajudarão a colocar em pratica isso, quais os obstáculos possiveis e estratégias para ultrapassá-los
  • Dedique-se 100% de preferencia publicamente
  • Registre o seu processo, escreva, publique em um blogue ou em um diário
  • Dê a conhecer o seu progresso diariamente e de preferencia publicamente
  • Tenha um amigo, grupo, comunidade de apoio ou ainda um profissional de saúde como Psicanalista, Psicologo ou Filosofo Clinico para os momentos mais dificieis
  • Recompense-se por cada vitoria
  • Se falhar, percebe o que correu mal, delineie uma nova estrategia e tente outra vez

Quais são os 7 Hábitos Para Mudança de Vida

Antes de iniciarmos com os hábitos tenha em mente três fatores fundamentais para ter sucesso com essas dicas e em tudo que quiser se empenhar a fazer: Crer no que está fazendo, Relevância entender a importância desse hábito e Gostar de efetuar o que se dispôs a fazer.

Pensamento Positivo: parece um clichê mas é um hábito fundamental para ajudar a formar outros igualmente importantes. Mas esse pensamento positivo sozinho não moverá nada e nem indicar o caminho do sucesso, mas é um comportamento importante para motivação, para que possa para triunfar. Os pensamentos negativos são ligados ao fracasso, aos inves dos pensamentos positivos que o ajudam a ver o mundo de outra maneira e a conquistar aquilo que mais quer, ao focar-se primeiro nesse habito, a adoção de outros torna-se mais fácil. Se conscientize dos seus pensamentos e autocriticas negativas, anotando-as cada vez que a aparecerem - depois, analise as circunstâncias em que mais vezes ocorrem, para as poder eliminar. Com o tempo, será muito fácil converter o negativo em positivo.

Exercício Físico: "Mente sã, corpo são!" É um fato esse pensamento, ter uma vida saudável e equilibrada é algo extremamente relevante. Esse hábito altera a vida vidas de várias maneiras:
  • nos faz sentir melhores consigo mesmos, mais confiantes - levando a mais sucesso e a outras mudanças igualmente positivas
  • reforça o hábito do pensamento positivo - terá de pensar positivamente para manter um regime de exercício físico
  • diminui os níveis de estresse e proporciona tempo de qualidade para pensar e/ou meditar - o que proporciona um maior bem-estar mentar e emocional na sua vida em geral
  • incentiva e potencia a criatividade, curiosamente, as sessões de exercício físico são momentos que favorecem o brainstorming e a criação de boas ideias
Uma tarefa de cada vez: seja single-tasking, nunca multi-tasking, ou seja, faça uma tarefa por vez e não várias simultaneamente, dedique-se plenamente nessa tarefa, não faça o melhor mas sim o que pode fazer de extraordinário, como se fosse o melhor do melhor para si mesmo. Com esse hábito terá mais eficiência com cada tarefa que iniciar e no final conseguirá fazer mais e melhor, é muito difícil concretizar objetivos relevantes se estiver constantemente a "saltar" de uma tarefa para  a outra, sendo distraído por outras coisas "urgentes". Se sentirá muito menos estressado e seus dias se revelarão mais felizes.

Concentre-se em um objetivo apenas: a eficiência esta em concentrar-se em uma tarefa ou hábito de cada vez e esse raciocínio é aplicável aos grandes objetivos de nossa vida. Concentrar-se exclusivamente num único objetivo é a forma mais infalível de concretiza-lo. Ao tentar realizar demasiados objetivos em simultâneo estará a dispersar a sua energia e concentração - dois elementos críticos para a materialização dos seus sonhos. Digamos que tem 5 objetivos para alcançar - escolha um e dedique-se unicamente a esse. Faça algo todos os dias para chegar mais perto da meta final, se necessário divida esse objetivo em mini objetivos, que são mais fáceis de realizar e assim sucessivamente, até conseguir tornar o seu sonho realidade. Depois, passe para o próximo objetivo, porem existem objetivos contínuos - como ir a academia todos os dias ou atualizar o blogue - nesses casos, concentre-se em transformá-los em hábitos.

Elimine o que não é essencial: primeiramente identifique o que é essencial, ou seja,  as coisas mais importantes de sua vida, aquelas que mais ama e que não imagina viver sem. Depois, analise a sua vida e elimine todo o resto - o supérfluo pode estar relacionado com a casa, carro, trabalho, compromissos, semanais ou mensais, entre outros. Este processo tornará a vida mais simples, onde será mais fácil focar-se naquilo que é essencial, naquilo que lhe é mais querido. Então jogue fora o que não é mais necessário desde material ao sentimento.

Generosidade: é um hábito que deve ser cultivado, concentre-se na bondade todos os dias durante um mês e verá alterações profundas em sua vida. Se sentirá melhor enquanto ser humano verá como as pessoas à sua volta o vão tratar diferente, com igual carinho. Para a generosidade tornar-se um hábito tenha como objetivo fazer algo bom por alguém todos os dias que pode ser planejado ou instintivo. Em segundo lugar, sempre que interagir com pessoas ao longo do seu dia, procure ser simpático, generoso e compreensivo. Em terceiro, tente estender toda essa bondade para gestos maiores, como o voluntariado ou ajudar diretamente quem é mais necessitado.

Rotina diária: crie uma rotina diária, a rotina que fará toda a diferença na sua vida, as melhores rotinas são aquelas que utilizamos para começar ou acabar o nosso dia, que seja na esfera pessoal ou profissional: para quando acordarmos, para quando começamos a trabalhar, para terminar o dia de trabalho, para terminar a noite. E todas estas rotinas vão ser benéficas para a minha vida? Sim, ajudará a começar os seus dias da melhor forma possível e terminá-los já preparado para o dia seguinte. As rotinas são cruciais para implementar todos os esses para ajudá-lo a concentrar-se naquilo que é realmente importante e não apenas nas coisas que surgem inesperadamente. Irá se certificar que faz tudo o que pretende, da melhor forma possível,  todos os dias. E isso pode ter um enorme significado na sua vida. Entenda, são pequenas rotinas, nada de observar o lado pejorativo da coisa, crie rotinas gratificantes em que tenha prazer em efetuar as tarefas predeterminadas ou ao menos uma harmonia, um sentimento de neutralidade em uma ou outra rotina, nada de tarefas massacrantes.

22 de fevereiro de 2015

Porque Procurar um Psicanalista?


Inúmeros motivos e razões podem levar uma pessoa a procurar ajuda com a Psicanálise.

A analise é um processo terapêutico importante e que traz benefícios ao analisando, para pessoa que se submete a analise terapêutica.

Todos passamos por períodos de estresse, dor, tristeza, luto e conflito, então quando você não se sente bem pode ser difícil se aperceber se é hora de procurar um profissional para lidar com o problema.

Cada um de nós lida distintamente com esses sofrimentos e muitas vezes sozinhos não encontramos os caminhos para elaborar ou falta motivação para resolvê-los, nessas ocasiões deve-se procurar um Psicanalista.

Durante a terapia, a relação entre o Analisando e o Psicanalista é motivada pela confiança e desejo mútuo de encontrar a solução, chamado em psicanálise como abreação, em miúdos, seria o entendimento, a elaboração, da questão com o alivio ou mesmo o desaparecimento de sintomas.

O principal fundador da Psicanálise, o Prof. Sigmund Freud, na época de sua criação, entendeu que estava diante de uma Ciência importante, a Terapia mais importante já criada em sua visão, utilizando instrumentos simples como a fala e a interpretação de sonhos entre outras ferramentas, consegue levar o analisando ao entendimento de suas neuroses.

Nesse fascinante processo da Psicanálise existem vários processos, mas destaco um interessante que é chamado de “neurose de transferência” são sentimentos que o analisando coloca sobre a figura do analista, suas expectativas ou receios quanto ao tratamento e com esses elementos o analista consegue auxiliar o seu cliente a livrar-se de sua problemática.

Mas infelizmente ainda há o estigma que é o preconceito de se submeter à analise e que na grande maioria dos casos não é nem por problemas relacionados à doenças mentais mas sim de questões de vida, autogerenciamento, estresse, fobias, a procura para aliviar e elaborar essas e outras questões importantes e saber lidar com tudo isso no futuro quando não estará mais realizando sessões de psicanálise.  São preconceitos enraizados em uma sociedade que preconiza outros assuntos que não deveriam ser importantes procrastinando os que deveriam ser.

Em qualquer momento de nossas vidas podemos e devemos procurar ajuda de um Psicanalista, mesmo quando cremos que não temos nenhum sofrimento ou neurose, não necessidade de ser ter um “problema” para se autoquestionar e viajar no autodescobrimento que a Terapia Psicanalítica nos proporciona.

30 de janeiro de 2015

Preocupação


Se observar bem, verá que a palavra preocupação significa "pré-ocupar-se", ou seja, antecipadamente encher a mente com todo tipo de problema em relação ao futuro. Acontece que nosso cérebro não consegue distinguir as situações reais de imaginárias, por exemplo, só de achar que pode perder o emprego, ele já começa a enviar ordens para o corpo reagir como se você tivesse, de fato, passando por essa situação. 

Geralmente o que nos preocupa é algum problema importante e a suposta resolução é muito mais negativa do que positiva, e consequentemente é o que acontecerá pois instintivamente vamos enviar afirmações negativas ao nosso cérebro e assim agirá desde antes de algo acontecer.

Assim, a preocupação esgota nossa energia antes mesmo que o fato aconteça, minando o bem-estar e a disposição, contraindo os músculos, tornando a respiração mais acelerada e fazendo a pressão subir. Como consequência, a questão parece maior que poderá ser.  No fim, a preocupação acaba sendo a própria causa da derrota. 

A maneira mais eficaz de lidar com ela é focar nossa mente no assunto que nos perturba, refletindo sobre ele e tentando analisá-lo por todos os ângulos, positivos e negativos, assim você permite que sua imaginação visualize todas as possibilidades para lidar de maneira satisfatória a questão, ou seja, enfrentar o problema e não ficar postergando. 

Com certeza encontrará a solução disso e com isso o nível de ansiedade e insegurança diminui.

18 de setembro de 2014

Superstição

Palavra oriunda do latim supertitione que significa, grosso modo, temor religioso baseado na crendice em presságios fortuitos, mas esse temor pode ser também de origem particular ou cultural.
Para os cientistas, a palavra superstição pode ser utilizada para distinguir os conhecimentos obtidos de generalizações superficiais, opiniões ou crenças, sem comprovação. Por conta da credibilidade os teóricos fazem um grande esforço no sentido de evitar cair neste tipo de categoria. Mais atrativa nas camadas populares, costuma ganhar força rapidamente e tomar o lugar da própria ciência. Parapsicologia e astrologia, por exemplo, fariam parte desta tendência.

A confusão surge por uma questão de método. Alguns adeptos da ciência tradicional afirmam que essas áreas não podem ser ciência uma vez que falam de verdades sem provas, tanto os parapsicólogos como os astrólogos promoveriam um saber baseado apenas na interpretação pessoal, na opinião.
Nessa discussão acadêmica os críticos esquecem-se de considerar, segundo os astrólogos, o mérito da relevância social desses estudos, já que oferecem um sentido de existência às pessoas que a eles aderem e acreditam.
Quando a astrologia consegue fazer alguém satisfeito com uma resposta dada pelos astros, por exemplo, estaria contribuindo para a estabilidade emocional da pessoa.
Em nosso país, por conta de nossa miscigenação de raças e com isto consequentemente culturais torna nosso país terra fértil em superstições com forte identificação religiosa.
Há várias crendices que sustentam atitudes de superstição universal, como a sexta-feira 13, podendo ter sua origem lendas nórdicas, como a lenda sobre Valhalla, local onde as divindades celestiais viviam, havia sido organizado um banquete para doze convidados, porém, Loxi, espirito do mal e discórdia resolveu aparecer sem ser convidados e armou uma briga que ocasionou a morte de Balder, o favorito dos deuses, então esse número ficou estigmatizado como atrativo de má sorte.
Existe uma segunda famosa lenda que tem como protagonista a deusa da beleza e do amor, Friga, cujo nome deu origem às palavras Friadagr e Friday, sexta-feira em escandinavo e inglês respectivamente. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a deusa foi transformada em bruxa que se exilou no alto de uma montanha. Com o intuito de se vingar, Friga passou a se reunir todas as sextas-feiras com onze feiticeiras e com o próprio Satanás, totalizando treze participantes, para rogar pragas sobre a humanidade.
Outra crendice que sustenta a superstição bater na madeira está associada à crença de que as árvores eram a morada dos deuses. Sempre que se sentiam culpados de algo, batiam no tronco para invocar as divindades e pedir perdão. Costume ligado a povos primitivos pagãos. Os celtas, também tinham um costume parecido. Seus sacerdotes, os druidas, batiam na madeira para afugentar os maus espíritos, pois acreditavam que as árvores consumiam os demônios.
Crendices e superstições à parte, muitas vezes perturbações comportamentais são confundidas com manias, crenças ou superstições, o Transtorno Obsessivo-compulsivo é a mais comum.
A pessoa sente necessidade de bater três vezes na madeira, se sente na obrigação de que deve sair com amuletos ou sair pela mesma porta em que entrou, pois se contrariarem a ordem dessas atitudes algo grave acontecerá, isso entre outras manias são sintomas de Transtorno Obsessivo-compulsivo, o TOC, como também a mania de colecionar, de limpeza, fazer contas entre outras, são hábitos que se confundem na rotina muitas vezes que a pessoa é compelida a fazer, de forma compulsiva e repetidamente esses rituais, sob um sentimento de que se não efetuar tal ritual poderá ocorrer algo de muito grave.
Comportamentos como esse florescem em pessoas com alto grau de sentimento de culpa, geralmente não admitem isso ou tem conhecimento de tal fato, tem convívio social prejudicado, são muitas vezes retraídas e muito sensíveis, isso de um modo geral, pois o diagnóstico efetivo envolve mais sintomatologia e outros fatores importantes.
Pequenos rituais diários, todos temos, fazemos automaticamente sem percebemos, outros cumprimos quando há possibilidade mas se não podemos cumprir naquele momento, não nos fará mal algum cumpri-lo depois, mas quando torna-se algo obrigatório de alguma coisa errada irá acontecer caso não faça seu ritual, podendo ser na realidade um sintoma de TOC, devendo ser avaliado por Psicanalista e Psiquiatra.
O ritual deve ser levado a importância quando se torna algo que te incomoda ou são percebidas como algo exagerado por outras pessoas, então deve procura ajuda.